Avatar bibys

CHICO MENDES E IRMÃ DOROTHY

Ontem de madrugada me dei bem ao ligar a TV e dar de cara com um documentário, que passou na Discovery sobre o Chico Mendes. O filme, de uma hora, mostra como e quais possíveis motivos do assassinato do seringueiro. Chico Mendes foi morto ao tentar propor uma diferente visão de aproveitamento da floresta, fato que fez com que muitos fazendeiros temessem pelo próprio negócio, e mais que isso, que fossem a tona todos os tipos de crimes cometidos por muitos deles, principalmente a devassa ambiental que até hoje sabemos que acontece na Amazônia.
Chico Mendes morreu em 1988, e sua luta trabalhista e ambiental, foi vista por muitos como utópica, já que a pouquíssimo tempo atrás, ninguém falava em preservação da floresta e consciência ambiental. Chico era mesmo um visionário.

Para quem não sabe, foi o próprio Chico Mendes quem barrou a construção daquela rodovia (que destruiria algumas das principais aldeias indígenas da Amazônia e prejudicaria o trabalho de milhares seringueiros) que o então governo Sarney, ora veja, ele de novo, propôs fazer de Porto Velho até Rio Branco. Na época, Chico foi até Washington, nos Estados Unidos e sem falar uma palavra sequer em inglês, apresentou um relatório onde mostrava o quão imprudente era o projeto. O banco americano que financiava alguns dos custos da construção(BID), tirou o corpo fora fazendo com que a estrada nunca fosse asfaltada. A luta do seringueiro que já era conhecida entre os fazendeiros locais começava vir à tona na mídia e com isso, Chico Mendes foi ficando cada vez mais visado. No natal de 88, Chico é assassinado em sua própria casa.
No documentário, é possível ver um pouco dessa e de outras historias desta nossa importante figura que de sindicalista, virou um herói nacional. O mais bonito deste filme que vi ontem foram os amigos de Chico contando sobre a vida dele. O cara deixou saudades em todos os tipos de gente; de índios até políticos sem contar os seringueiros que "devem" a este homem, até hoje.

Parte 2

Bom, logo em seguida do documentário de Chico Mendes –Chico Mendes o preço da floresta- a Discovery da continuidade ao debate e transmite um outro documentário de um diretor americano chamado Daniel Junge, narração Wagner Moura, chamado Mataram Irmã Dorothy. E eu que já estava completamente emocionada depois de ver o documentário do Chico, fui às lágrimas com a historia de Irmã Dorothy.
Lembra que no começo do texto eu disse que lá na década de oitenta a preocupação ambiental ainda não era tão latente? Pois então. A historia de Dorothy vem até os dias de hoje. A norte americana se naturalizou brasileira quando veio ao nosso país nos anos 70 para fazer obras de caridade na Amazônia. E por lá, resolveu ficar. Dorothy após alguns anos de vivência na floresta amazônica criou o PDS- projeto de desenvolvimento sustentável- que propunha implantar na Amazônia um modelo de assentamento rural, que não destruísse a floresta. Como Chico Mendes. Dorothy também passou a chamar atenção dos mesmos crápulas que mandam na floresta há anos e jamais gostariam de ver o modelo de ocupação dos quais, eles quem dominam, mudar.
A freira foi assassinada em 2005. Fazendeiros locais foram os mandantes do crime. O filme mostra toda a trajetória em busca de justiça no caso. Para quem é advogado uma aula de como defender seu cliente por mais nojento que ele seja. Assim como o Advogado Américo Leal faz. Américo Leal é famoso no Pará em defender fazendeiros locais. As filmagens mostram como ele e seu bando trabalham. Ameaças de morte, arrogância, mentiras, fazem parte de sua técnica para convencer o juiz de que Dorothy era uma violenta americana que apenas espiava o Brasil e mandava informações aos EUA para que assim eles pudessem mais tarde, tomar a floresta. Parece piada. Ver o tribunal de júri então, uma aula de teatro. Parecia que o diretor do filme tinha contratado atores para encenar tal cena, mas ali era tudo verdade. Nem vale a pena contar o que vinha na minha cabeça enquanto eu olhava aqueles advogados reunidos, rindo, arrogantes, comentarem o caso.

Fico aqui pensando que tamanha impunidade, no caso de Dorothy (o mandante do crime aguarda julgamento em liberdade) e o assassinato de Chico Mendes apenas nos mostra que nada mudou. Ganhamos uma pseudo e muito capitalista, preocupação com o meio ambiente dos anos 90 até hoje, mas não tiramos do poder fazendeiros criminosos que executam pessoas que tentam fazer justiça. Que destroem a floresta para transforma-la em pastos e que exploram trabalhadores locais que são obrigados a acabar com sua forma de sustento que é a floresta.

Mais do texto e outra infos no meu BLOG
http://www.matosapo.blogspot.com




On September 06 2009 73 Views



Avatar natashhadvgcao

Natashhadvgcao On 10/09/2009

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Já escutou Natashha?? http://www.myspace.com/natashha tenho certeza que você vai adorar as musicas !!!
confira ___ Natashha making off do clipe embalo no myspace da banda ou pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=UTCnk7hUPKc
Valeu desculpa a invasão.. http://www.myspace.com/natashha
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




bibys

Favorite bibys

female - 25/03/2014 (0 years old)
938 Photos
Dutra City, São Paulo, Brazil




Tag - Pink
Loading ...